sábado, 14 de junho de 2008

Libertação Canária

Toda vida que chega o recreio da minha escola, vou direto à biblioteca. E lá, podemos encontrar um grupo de passarinhos, talvez seja uma família. Todos presos, como se fossem criminosos. O espaço que eles têm lá, comparado a outros lugares, até que é grande. Mas eles poderiam ter o mundo para voar, e por causa da nossa ignorância estúpida, estão enclausurados.

Mas eu só pergunto uma coisa: para quê? Com que intuito, um ser humano, tão evoluído, coloca em gaiolas tão belos animais? Qual foi o crime deles? Nascerem bonitos? Eu não vejo outros animais menos "evoluídos" (os que têm dois folhetos germinativos, acelomados e etc.) colecionando outras espécies em gaiolas. Atualmente, que temos milhares de formas de nos distrairmos, não faz sentido ficar olhando para uma família de pássaros presos, sofrendo, voando baixo, comendo migalhas. É uma atitude até sádica, não acham?

Sou um defensor da manutenção da nossa cultura, respeito muito aos mais velhos, mas tenho que admitir: colecionar pássaros é um péssimo hábito da nossa velha geração. Então, se é um costume ruim, vamos mudá-lo. Não alimentemos esse ato cruel e perverso. Muitos cearenses tinham essa inclinação de crueldade, até o nosso célebre Milton Dias (que hoje, seu livro está na lista da UFC) era um exímio colecionador, ao menos pelo o que encontramos em suas crônicas. (os vestibulandos de plantão sabem disso).

Só peço que todos reflitam sobre o assunto. Sempre quando olho para os olhos daquele pobre canário, me dói coração. Ele lá, todo encolhido, preso em um mundo que não é o dele. Triste, talvez sonhe em liberdade, talvez tenha aspirações de voar em ares mais verdes. Talvez ele seja poeta e o seu canto diga: Como dói minh’alma!

Não tenho vergonha de exibir a minha opinião, autoridades da minha escola que estiverem lendo o texto: não mudo de idéia, na minha visão, vocês estão sendo cruéis, assim como tantos outros. Se algum dia, alguém que alimenta a prisão dos nossos belos passarinhos, for preso, aí sim, esse alguém sentirá na pele o que aqueles seres sentem.

3 comentários:

Anônimo disse...

realmente ;T
tão belos animais, e presos tudo por uma canção t_t
coisa mais primitiva, aprisionar para se conseguir algo :T

Lia Moraes disse...

trágico e lindo..!

dura realidade, inveja do homem por não ter assas para voar.

Anônimo disse...

O homem aprisiona os passaros pq gosta d ver u q é belo... E ter um passarinho preso so mostra que o homem é cruel.